Seu cartão de crédito oferece seguro viagem? Cuidado! Muitas vezes a falta de entendimento sobre os tipos de cobertura podem gerar muitos transtornos na sua viagem.
Você sabia que a cobertura oferecida por eles, é feita por meio de reembolso? Ou seja, suponhamos que algo te aconteceu em uma viagem e você precisa de atendimento médico. Nessa situação, você terá que procurar um atendimento por sua conta, e, além disso, pagar todas as suas despesas. Só depois, com todos os comprovantes em mãos, solicitar o reembolso ao cartão de crédito.
Será que você terá disponível 20, 30, 40 mil dólares para essa eventualidade? Sem contar que, se você não tiver o dinheiro em espécie e precisar utilizar o cartão de crédito, aquela taxa de 6,38% cobrada por compras no exterior, não será reembolsada. Você receberá apenas o valor do atendimento realizado.
Já nos seguros comercializados por empresas de assistência viagem, que nós representamos, isso é diferente. Se porventura uma situação indesejada aconteça, nós temos o total conhecimento para te direcionar a um atendimento especializado. Você não é atendido em qualquer lugar. A empresa de assistência, presta o serviço de forma personalizada e direta, assumindo as despesas dos atendimentos realizados através de sua rede de prestadores credenciados pelo mundo todo. Claro, desde que esteja dentro do valor do seguro que você contratou, por isso, é tão importante que isso seja criteriosamente avaliado antes da sua viagem. É uma viagem tranquila? Possui riscos? Vai esquiar? Praticar esportes radicais? Tudo isso deve ser levado em conta quando definir o valor que irá contratar do seguro.
Além disso, vale ressaltar que empresas de Assistência Viagem oferecem planos de coberturas diversas, que incluem itens como compra protegida, cancelamento por qualquer motivo, perda de bagagem, localização de bagagem, assistência odontológica, envio de médico ao quarto do hotel se necessário, repatriação funerária e sanitária, serviços de concierge, estadia do acompanhante em caso de enfermidade do titular e muitos outros itens que não são oferecidos pelos cartões de crédito. O que eles oferecem é basicamente o seguro, para você receber aquele valor contratado posteriormente, mas, sem nenhum benefício ou acompanhamento caso algo aconteça.
É claro que nós contratamos um seguro com a intenção de não utilizar. O próprio nome diz, seguro! Queremos ter a segurança. Mas, caso algum episódio indesejado aconteça, precisamos ter em mão um que realmente atenda as nossas necessidades e não nos traga ainda mais problemas.
Sem contar que em vários destinos, como exemplo, na Europa, nós brasileiros somos obrigados a contratar um seguro de saúde de pelo menos 30 mil euros, isso é lei.
Obviamente que, ao desembarcar em qualquer país europeu, eles podem ou não, te pedir o comprovante do seu seguro. Se for solicitado e você não tiver feito um, duas situações podem acontecer com você: na melhor das hipóteses eles podem te deixar contratar um seguro lá na hora, que com certeza, será bem mais caro, mas nem sempre essa opção é oferecida. Ou, você será imediatamente deportado. Vale a pena o risco?
Novas normas com a COVID-19
Com a pandemia da COVID-19 muitos países começaram a exigir de seus visitantes seguros de viagens que contemplem coberturas para tratar possíveis complicações do vírus.
Por isso, as empresas de assistência de viagens começaram a se adequar a essas novas normas e algumas já oferecem coberturas que incluem o atendimento médico e hospitalar caso você detecte estar com Covid-19 durante sua viagem.
Isso é muito sério e importante! Não deixe de entrar em contato com um agente especializado em viagem, fazer uma pesquisa sobre o assunto e entender como funciona o sistema de saúde do destino que irá conhecer. Nós somos os mais indicados para te orientar em todos os pontos fundamentais para o sucesso da sua viagem, em todos os sentidos!